Aposto que você já teve medo na hora de manusear a sua bateria automotiva, tracionária ou estacionária. De fato, existe sim o risco de explosão e de choques elétricos muito fortes, mas com essas 3 dicas valiosas de segurança você nunca mais vai precisar se preocupar com isso.
Dica de segurança número 1 – E.P.I’s
O uso de E.P.I’s (equipamentos de proteção individual) é muito importante para sua proteção na hora de mexer com carregadores de baterias.
Sempre que for manusear baterias, é indicado que sempre use luvas, óculos, máscara de proteção e uma roupa que proteja o corpo inteiro (calça e camiseta), pois o contato com o ácido presente na bateria é prejudicial à saúde.
Dica de segurança número 2 – O ambiente
Sempre evite realizar o processo de carga de bateria em lugares fechados.
A bateria é um composto químico que gera gases inflamáveis durante o processo de recarga e/ou dessulfatação, se esses gases ficarem acumulados no ambiente, podem causar irritação nos olhos, narinas e boca.
Então, mantenha uma circulação de ar no ambiente, realize o processo de recarga sempre em ambientes abertos ou externos, para evitar qualquer tipo de entoxicação.
Dica de segurança número 3 – Desligar o carregador
A bateria, na sua composição, possui diversos gases altamente inflamáveis, por isso, temos que evitar mexer nas baterias com o carregador ligado, afim de evitar com que fagulhas elétricas entrem em contato com esses gases, o que pode gerar uma explosão das baterias.
Então, após realizar o processo de recarga/dessulfatação, sempre quando for manusear as baterias temos desligar o equipamento, assim como devemos evitar usar máquinas de soldas, esmerilhadeiras, ou qualquer outro tipo de ferramenta que possa produzir fagulhas perto das baterias.