Baterias Alcalinas, O que são, Curto químico e Como Resolver

Raio x do bloco de baterias alcalinas

As soluções para as suas baterias alcalinas

O que são?

Você com certeza já deve ter visto nobreaks e sistemas fotovoltaicos, mas você sabe quais baterias são utilizadas nesses sistemas?

Se você pensou em Baterias Alcalinas, parabéns você acertou!

As baterias alcalinas ou de níquel-cádmio (NiCd) foram o segundo tipo de bateria recarregável a ser desenvolvida.

Nestas baterias o polo negativo e o positivo encontram-se no mesmo recipiente. Com o pólo positivo (cátodo) coberto de Hidróxido de níquel, e o polo negativo (ânodo) coberto de material sensível ao cádmio.

As aplicações destas baterias são diversas. Por exemplo: no breaks, sistemas fotovoltaicos – solar, processos de extração de minério, indústrias de papel e celulose, siderurgia e plataformas de petróleo.

Raio x do bloco de baterias alcalinas
Raio x do bloco de baterias alcalinas

Curto Químico

Essas baterias por serem mais robustas e possuem a vida útil acima de 20 anos, mas ao decorrer do tempo as células presentes no eletrólito da bateria sofrem o processo chamado curto químico.

Ao decorrer da vida útil esse efeito faz com que as células se atritem e agrupem-se perdendo gradualmente a sua autonomia.

Curto Químico das baterias alcalinas
Curto Químico das baterias alcalinas

Soluções para Baterias Alcalinas

A Luffe possui mais de 25 anos no desenvolvimentos de equipamentos para carga, teste, análise e recuperação de baterias automotivas e tracionarias.

Mas quando descobrimos que muitas empresas que trabalham com baterias alcalinas sofriam o problema de curto químico, logo focamos em desenvolver e fabricar novos equipamentos para solucionar este problema.

Reorganizador Molecular
Reorganizador Molecular

Portanto foi desenvolvido o Reorganizador Molecular F50, possuindo uma tecnologia inovadora, capaz de carregar e retornar o estado original das células, resultando assim em maior autonomia e eficiência para essas baterias.

A Luffe foi pioneira em fabricar o primeiro Analisador de carga de baterias do Brasil. Além disso nossos Analisadores possuem software exclusivo para análise gráfica do desempenho dos bancos de baterias de células individuais.

Possuem a vantagem de deixar o operador livre, uma vez que o processo é automático. Para conseguir analisar os bancos de baterias a Luffe desenvolveu analisadores de 6, 8 e 12 Volts 80 Ah e 125 Volts 50 Ah.  Podendo ser produzido em outros modelos de acordo com a necessidade do cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *